Modelagem Matemática: Uma Ferramenta para Obter Dados

A falta de uma consciência crítica na educação escolar tem criado uma distinta dissociação para os alunos entre o que eles estão aprendendo nas salas de aula e o que eles observam no mundo real. Os alunos, solucionam problemas que não fazem parte da vida pessoal, da realidade ou da sociedade em que estão inseridos, com isso, rapidamente e facilmente eles perdem a habilidade em prestar atenção e participar dos desafios que estão acontecendo na comunidade.













EM QUE ESTE MODELO PODE NOS AJUDAR?
Este modelo pode facilmente realizar, ou seja, engajar os alunos a verem o valor e a utilidade do que eles aprenderam em matemática pelo desenvolvimento de uma posição crítica que suporte diferentes propostas na resolução dos problemas.
Através de experiências educacionais que estimulem habilidades críticas e a aquisição de um novo senso crítico de aceitar o conhecimento dos alunos, podemos desenvolver estratégias mais consistentes de atuação na sociedade atual. Dessa forma, os alunos não irão aceitar por muito tempo as informações dadas a eles pela mídia, pois vão questionar ativamente o que leem e veem de um modo analítico e crítico.


Os passos para se fazer Modelagem Matemática
1. Escolha do Tema 
2. Pesquisa sobre o tema  3. Elaboração de Questionamentos  4. Elaboração dos Modelos Matemáticos  5. Formulação dos Problemas Matemáticos  6. Resolução dos Problemas Matemáticos  7. Interpretação da Solução  8. Comparação do Modelo com a Realidade  9. Relatório e Defesa do Tema  10. Avaliação.



O desenvolvimento do Projeto 
Após uma socialização entre os bolsistas e a supervisora Clélia, ficou decidido que o tema escolhido seria ANÁLISE COMBINATÓRIA e PROBABILIDADE, e a turma seria o 2º ano A do Ensino Médio.
Os alunos separaram-se em grupos de 5 alunos e logo após foi feito um sorteio sobre o tema que cada grupo apresentaria.
Foi passado aos alunos algumas regras para o desenvolvimento do trabalho, onde os alunos escolheram apresentar seminários para banca (COORDENADORES DO PIBID), como fechamento do projeto e nota de avaliação bimestral.
Os alunos foram levados ao laboratório de informática, onde cada um deveria pesquisar aonde a análise combinatória e a probabilidade está inserida em nosso dia-a-dia.
As bolsistas Juliani, Jeanemaira e Andréa juntamente com a professora Clélia, apresentaram aos alunos uma aula interativa, onde foi explicado cada um dos temas trabalhados dentro da análise combinatória sendo eles: FATORIAL, COMBINAÇÃO, ARRANJO, PERMUTAÇÃO, PROBABILIDADE.


Post escrito por: Andréa, Dienes, Jeanemaira, Juliani, João Lucas , Luciane, Thomaz




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