Curiosidades da Trigonometria

Olá pessoal, queremos deixar aqui algo que ficou marcante entre tantos momentos que

tivemos no Pibid. Minha supervisora ministrava uma aula sobre razões trigonométricas no 2º

ano do ensino médio, apesar do grande domínio e conhecimento do assunto, a professora

buscava esclarecer dúvidas dos alunos pois trabalhar com certos conteúdos abstrato como é a

Trigonometria, não é nada fácil.

Uma pausa para esclarecer:

Curiosidades da Trigonometria

A Trigonometria (trigono: triângulo e metria: medidas) é o estudo da Matemática responsável

pela relação existente entre os lados e os ângulos de um triângulo. Nos triângulos retângulos

(possuem um ângulo de 90º), as relações constituem os chamados ângulos notáveis, 30º, 45º e

60º, que possuem valores constantes representados pelas relações seno, cosseno e tangente.

Nos triângulos que não possuem ângulo reto, as condições são adaptadas na busca pela

relação entre os ângulos e os lados.

Curiosidades:

 Tentando resolver o problema de navegação, os gregos se interessaram também em

determinar o raio da Terra e a distância da Terra à Lua. Este último problema implicou no

surgimento das primeiras noções de Trigonometria.

 Seria impossível medir a distância da Terra à Lua, porém com a Trigonometria se

torna simples

 Um engenheiro precisa saber a largura de um rio para construir uma ponte, o trabalho

dele é mais fácil quando ele usa dos recursos trigonométricos

 Um cartógrafo (desenhista de mapas) precisa saber a altura de uma montanha, o

comprimento de um rio, etc. Sem a trigonometria ele demoraria anos para desenhar um

mapa.

Vendo tal situação que me inquietava, pedi à minha supervisora se ela deixava eu fazer

uns teodolitos caseiros, para assim fazermos algumas medições com os alunos em sala, assim

seria uma maneira prática para eles compreenderem as razões trigonométricas no dia a dia.

Teodolito, objeto utilizado por engenheiros, agrimensores, topógrafos e

antigos navegadores para medir distâncias inacessíveis. 

Como a professora concordou com a ideia, trabalhamos na aula seguinte

com a medição de altura de alguns pontos da sala, com o teodolito caseiro que

construí ( foto anexa abaixo), assim os alunos percebiam de uma forma mais visível,

os lados que relacionavam ao seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo.



Com esta aula ficou claro que muitas situações abstratas podem tornarem-

se mais compreensíveis usando outros meios de estratégias que na prática do dia a

dia são usadas.Nós pibidianos podemos ajudar os professores à buscarem e

aplicarem estas estratégias, afinal seremos futuros professores.....



Post escrito pelas alunas: Andrea e Luciene
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário